[b]Raças Portuguesas[/b]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[b]Raças Portuguesas[/b]

Mensagem  Admin em Qua Abr 09, 2008 3:06 pm

Para quem está menos familiarizado com a questão das raças, destaco que existem várias raças portuguesas com diferentes ecotipos. Todas as capras autócnes portuguesas parecem derivar de um mesmo tronco de outras raças de cabras europeias, no entanto, foram adquirindo especificidades próprias.

São frequentemente citadas como principais raças de cabras portuguesas a Serrana com diferentes ecotipos (Bragançana;Jarmelista;Ribatejana); a Bravia; a Serpentina e Charnequeira...

Algumas destas raças são mais de distribuição regional e outras nacional, estando adaptadas a condições geográficas e a funções produtivas completamente distintas. De qualquer forma são inegávelmente as raças mais adaptadas ao nosso território, com maior facilidade de aquisição e de maneio.

Dada a co-existencia de numerosos rebanhos de cruzamentos ou sem raças definidos, a garantia da raça só se torna mais efectiva quando os animais estão inscritos em Livros Genealógicos da respectiva raça. Caso não estejam, convirá analizar bem o rebanho e eventualmente ouvir a opinião de veterinários e especialistas nessa raça.

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/03/2008
Idade : 39

Ver perfil do usuário http://caprinolandia.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum